terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das crianças

1) Lembro dessa data: esperava os presentes que não fossem roupa, como deseja a maioria das crianças, e sim um atraente brinquedo, aquele que faz brilhar os olhos infantis, os das propagandas do Max Still, da Hot Whelles... Meu preferido sonho de consumo infantil era um carrinho com controle remoto ou um desacreditado video-game, aceditava ser algo mais à altura do Natal.
Felizmente, ganhava vários presentes, minha família tem o costume de presentear todas as crianças da família, as mães semprem dizem: - agredece pra tia, mesmo com aquela cara feia de desilução com o presente; Tinham roupas que sempre me eram dadas e não gostava: nunca gostei de regata, eu era muito magro(um pouco mais que hoje), achava ridículo usar aquilo. Pior é se vinha combinando com as sandálias que a outra tia deu, aquelas tipo seninha. Consolava, quando vinha com um brinquedinho, o óculos do  seninha de brinde.

2)  Falando em criança, quem não lembra das principais brincadeiras infantis: -pega-pega, pique-esconde agente passa, eu lembro que entre os guris de 5 anos se adorava brincar de power ranger, uma febre. Esse tempo de infância, me lembro dos melhores desenhos: Tandercats, Dragon Ball Z, dentre outros, desenhos que passam em reprises, e continuam fazendo sucesso, na época ainda se exibia Caverna do Dragão, Corrida Maluca, Garfield, A Pantera Cor de Rosa e seriados como Família Dinossauro, e Chaves, criados nas décadas de 70 a 90. Um grande sucesso dos anos 80, senão me engano: Os Muppets, adorava o filme que eles fizeram, os personagens uns bonecos, pareciam uma mistura com os esquisitos extraterrestres de Star Wars. Sou fã desses seriados e desenhos, não dá para comparar os atuais com esses: Desenhos como Avatar, outros inspirados em bandas juvenis, sem falar nas porcarias da Poly Poquet, Barbies, acho que nem as pobres guriezinhas aguentam a tal ponto.

 3)A origem da data: O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

O parágrafo 3 extraído do site: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/origemdcriancas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário