domingo, 14 de novembro de 2010

O machismo e sua cultura da violência

   A formação cultural brasileira tem forte influência do machismo, como percebemos na violência no futebol em que o espírito esportivo ultrapassa a civilidade. E na repressão contra a atuação da mulher em sociedade e defesa de seus direitos.

 Historicamente, o futebol é a mais "legítima" expressão do patriotismo e escolhido como principal forma da demonstração do orgulho e virilidade masculina. Assim a defesa de um time esportivo leva muito torcedores a usarem a violência por motivos mesquinhos, como a perda do campeonato.

   Há também, uma face mais grave e ignorante da cultura machista: o uso da figura da mulher como objeto e a diminuição de seus direitos; Por gerações persiste a separação das funções e deveres entre sexos, como há aquele estigma de que mulher não conhece futebol, mas é usada em propagandas e revistas de futebol em formas sensuais.
Espera-se, portanto, que a sociedade mostre-se disposta e atuante na desvalorização dessa injusta e ignorante forma de pensamento, ao valorizar a civilidade e respeito esportivo, e que convirja para a igualdade dos sexos. Ao mesmo tempo que repreenda os atos de violência e formas de intimidação machista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário