sábado, 20 de novembro de 2010

Combate ao bulliyng

   A violência entre alunos, o chamado bulliyng, reflete o modelo de ensino familiar e escolar. E revela-se um grave problema social, pois a negligência aos casos pode desencadear danos psicológicos às vítimas e a impunidade para com os agressores desprepará-los para conviver em sociedade.
   Quando se perde o controle dos limites e regras estabelecidos na família e na escola, ou na falta deles, as chances de originarem-se agressores e vítimas são grandes. À medida que as vítimas desses casos se calam, devido à disparidade de forças e à humilhação sofrida, elas desenvolvem traumas que poderão acompanhá-los por toda sua vida, como a dificuldade de interação social ou mesmo a depressão.
   Isso acontece, ao mesmo tempo em que os agressores agem motivados pela influência ruim de seu grupo, como forma de exibição aos mesmos ao ridicularizarem e amedrontarem colegas considerados mais fracos ou isolados. Eles também crescem sem devida advertência das autoridades de sua escola, que, despreparadas para o tratar com isso, entregam aos pais a responsabilidade. Esses últimos, muita vezes, acobertam seus filhos. Assim, a formação de um caráter corrompido poderá levá-lo a ser agressivo ou mesmo a ser um potencial criminoso.
   Frente a essa realidade, a razão do problema e a solução depende da aplicação efetiva de princípios de convivência que são os moldadores do caráter de qualquer pessoa, numa relaço de contibuição entre escola e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário