domingo, 14 de março de 2010

A vingança dos NERDS

Tenho de fazer uma declaração bombástica... já fui e sou por algumas pessoas taxado de nerd ou CDF!! É, essa expressão importada dos filmes americanos usada para apelidar quem se destaca por não vacilar nos testes, dar importância ao conhecimento. Mas pesquisando sobre o assunto descobri que há grande diferença entre CDF e NERD:

Segundo a wikipédia( a mãe das bibliotecas online)NERD é aquele indivíduo que exerce intensas atividades intelectuais e por desinteresse às demais atividades populares é tido como anti-social, tímido, desengonçado e que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Tem uma área favorita em especial como jogos, filmes, livros por exemplo.Quem nunca conheceu aqueles fanáticos por jogos de computador, séries televisivas como Star Wars, personagens como os de desenhos japoneses, tecnologias mais avançadas e ... Mas também criou-se a imagem característica de nerd a pessoa que usa óculos, em combinação com aparelho e roupa e cabelo engomado, desengonçado, fala incomum e interesse único pela ciência do conhecimento e tecnologia. Há muitos subgrupos: existem os Geeks, em alguns lugares tabém chamados de tecnonerds, são os nerds cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática; Gamers, os jogadores compulsivos de video games; Cards Gamers, os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon); RPGistas, os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais; Fanbase ou Fandom, um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como:  Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis; Star Warriors, do universo de Star Wars; Trekkers' ou Trekkies, do universo de Star Trek; dentre outras variações menores.

E CDF é apenas a pessoa que tem estudos elevados aos demais, que gosta de manter sua reputação frente aos professores e alunos com notas altas, mas mantém uma vida social ativa, pode ser até bastante popular, ser comunicativo e rebelde as vezes. Tem um comportamento e se vestem normalmente fora do que os filmes hollywoodianos estipulam como em vários filmes dentre um deles essa questão é tratada de forma satírica em A vingança dos nerds. Não é surpresa que filmes assim fazem caricaturam a todos como sempre as loiras patricinhas e burras; os nerds feios, ocludos, magricelos ou gordinhos, os populares jogadores de futebol americano com seus casacos do clube sempre rodeados das gatas só fazendo festas e implicando com quem? Ora com os indefesos, (tratados assim), NERDS. Mãs no final tem sua sonhada e utópica vingança sobre os valentões que tantam os atormentaram no colegial e conquistam suas garotas.
 
Na realidade existem pessoas consideradas NERDS que generalizando conquistaram o mundo como Bill Gates, Steve Jobs, Albert Einstein, Benjamim Franklin, dentre outros milhonários, cientistas malucos(brinkdera) e intelectuais das mais variadas áreas, alguns mesmo reolucionaram nossa forma de pensar e viver. Existe até o dia do orgulho nerd que é celebrado em 25 de maio desde 2006, comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.
 
Foi criado um manifesto para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que incluía a seguinte lista de direitos e deveres dos nerds:


Direitos:

1.O direito de ser ainda mais nerd.

2.O direito de não sair de casa.

3.O direito a não ter par e ser virgem.

4.O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.

5.O direito de se associar a outros nerds.

6.O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.

7.O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.

8.O direito de não ter que estar "no estilo".

9.O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.

10.O direito de expressar sua nerdice.

11.O direito de dominar o mundo.

Deveres

1.Ser nerd, não importa o quê.

2.Tentar ser mais nerd do que qualquer um.

3.Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.

4.Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.

5.Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".

6.Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.

7.Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.

8.Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.

9.Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.

10.Tentar dominar o mundo!
 
Na música posso citar a música e clip: Escolha já seu nerd - Os seminovos: http://www.youtube.com/watch?v=QqZ3PNU7V2g
 
Já eu acho um absurdo todas essas atribuições a uma pessoa, não sou anti-social, não sou fanático por nenhuma série de tv ou game, tecnologia, não sou tão desengonçado a ponto de querer me excluir no meu mundinho em casa lendo ou criando personagens para uma convenção de nerds. Apenas me identifiquei com esse tipo de tribo social já que quando criança ficava meio tímido, usava óculos, tirava boas notas, tinha poucos amigos e odiava esse termo pejorativo mas agora depois de mudar um pouco, abandonar o óculos(uso lentes sabiam!), correr pra uma academia, sair mais com os amigos e ir mais a festas me tornei mais comunicativo e humorado, mas não abandonei o velho hábito de sair bem nas notas e ler um bom livro, só pra criar uma imagem mais aceita pela maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário