sábado, 13 de março de 2010

Carnaval

(O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.)
Esta citação copiada e colada da wikipédia descreve o carnaval como o período de "adeus à carne", mas como assim? Carnaval brasileiro é um açougue a parte, uma exibição exuberante de coxas, peitos, maminhas, lombos, será pela economia de fantasia já que como exemplo no Rio de Janeiro uma escola de samba chega a ter entre 5000 integrantes, é muita fantasia, adereço, instrumento, carro-alegórico...inventaram um tal de tapa-sexo(é tipo um baidaid transparente lá no escapamento feminino) só pra driblar os jurados... ao contrário do carnaval de veneza aqui se mostra a cara não se esconde geralmente, uma atriz boazuda, uma cantora boazuda, ou mesmo uma só boazuda mesmo aceita vestir a fantasia(ou nada mesmo), sair na sapucaí e o público vai a loucura! É a venda explícita do corpo brasileiro em desfile voltado à propaganda comercial de si mesmo, ora o que era o camarote da cerveja Devassa que contratou Paris Hilton para sua garota propaganda e não foi nada difícil para a socialite fazer seu papel de 'agitar' para lançar o produto já que é conhecida pelo seu jeitinho 'serelepe' de ser.
A festa ainda é um festejo popular com suas características regionais como aqui no sul em cidades pequenas de blocos burlescos sem essa estrutura das capitais, as pessoas saem as ruas para pular e inventam sua fantasia como muitos homens que incorporam as 'divas' como na foto ao lado. É festa dos pobres e ricos, ao mesmo tempo, pois essas escolas de samba são na maioria compostas de integrantes de comunidades pobres, de favelas. Então chega o carnaval é uma riqueza de materiais e estruturas faraônicas. E quem banca? A prefeitura para incentivar o turismo? Quem faz o circo dos pobres, quem movimenta a favela são os chefões do tráfico, donos de escolas de samba, dos bailes funk que aliciam menores e difundem seus 'produtos'

Nenhum comentário:

Postar um comentário