domingo, 26 de setembro de 2010

Instituiçoes filantrópicas_As Santa Casas

Redação: O voluntariado
O voluntariado atua na sociedade como uma força autônoma, dependente da solidariedade e disposição de cada pessoa que queira participar em razão de uma causa pró-social.
Essa pessoa que deseja atuar em cooperação, dispõe parte de seu tempo livre em causas beneficentes como a área social, de proteção ao ambiente, dentre outros. As entidades e pessoas unidas por sua causa procuram não só apenas dar assistência imediata, mas também desenvolver um programa que solucione o problema ou crie um estado de auto-suficiência pelos carentes ou carência.
Esta força representa a mobilização de certa parcela da sociedade que não apenas espera a ação dos órgãos públicos. E demonstra que o a sociedade não consiste integralmente de pessoas meramente individualistas e voltadas para suas necessidades.

Uma questão importante é a participação ativa da filantropia na manutenção da maioria dos hospitais brasileiros, pois grande parte deles, as chamadas Santas Casas, são resultado da ação filantrópica, representando em 56% dos municípios os únicos hospitais onde estão localizados. Muito dependentes do SUS, e da solidariedade, acabam encarando graves dívidas, aparelhos e tecnologias sucateadas e leitos portanto lotados. As instituições de ensino da medicina estão ligadas diretamente a eles, mantendo 3000 vagas para residência médica e dezenas de faculdades de enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário