sábado, 28 de novembro de 2009

O sentimento de liberdade (Redação de História)

Um dos grandes anseios da humanidade sempre foi a preservação de sua liberdade. O homem desenvolveu-se vivendo em comunidade e a formação de uma sociedade complexa, necessária à estruturação de uma nação como ocorre no mundo atual, gerou um sentimento pessoal e compartilhado de defesa por seus interesses e direitos.
As dominações e imposições entre povos, o desrespeito entre culturas geraram guerras pela proteção de seus territórios e ideais. As divergências entre classes no estabelecimento do poder político como as ditaduras e a dominância de elites, geradas pela diferença social criaram movimentos libertários que buscavam sua participação na sociedade incluindo a manutenção de seus direitos.
Hoje nossa sociedade vive um momento de maior liberalismo e a ascensão de nosso sistema capitalista e de uma república "democrática" alavancam vários tipos de expressão liberal como a liberdade de imprensa e o direito ao voto. Portanto a liberdade é um direito inviolável e só existe num meio social justo e unido pelo bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário