sábado, 7 de agosto de 2010

O Dia dos Pais

A figura paterna, o pai, muitas vezes não é associada ao mesmo carinho que reservamos à nossas mães em seu 'dia'_comercial_. O papel do pai na família lembra rigidez, disciplina; Parece que há uma relação maior de hierarquia, pois é geralmente a voz do pai que prevalece na decisão final; na forma de educar, são mais impacientes e repreensivos; o respeito exigido é diferente, é com o peso da função de chefe que ele exerce.
É claro que isso depende da relação filho e pai, filho e mãe, é comum os irmãos terem mais intimidade cada um com um pai(pai e mãe). Mas estigmatizadamente e antes cuturalmente, era o pai que dá/dava o castigo, prende no quarto, não permite ir a balada, diz não quando julga nescessário; Ao contrário da mãe que por razões da natureza feminina tem um trato mais tenro e sabe melhor persuadir a vontade dos filhos.
É pela cultura machista que o pai é menos carinhoso com sua prole, espera-se que ele seja a razão estabilizadora da casa e ela o afeto e bondade para educação dos mesmos. Mas não impede que os pais sejam muitas vezes o contrário dos padrões, está muito comum a mulher sustentar a casa e o marido desenvolver o papel 'dono de casa'. Muitos paradigmas, generalizações, claro: Há pais que demonstram facilmente seu afeto, outros do seu jeito mais inibido, camuflado em lições de moral, puxões-de-orelha, perguntas do tipo: Como estãos as notas?; Já tomou café, filho?; Quer sair pra dar uma caminhada e bater uma bolinha no clube?
Eles ás vezes parecem não se preocupar tanto conosco, tarbalham demais, e vivem estressados, mas na verdade eles se preocupam muito mais em não faltar nada pra gente, manter tudo aquilo que faltou pra eles na sua idade e hoje podemos ter acesso; É por isso que cobram tanto respeito, estudo, dedicão e gratidão, pois sabem que disciplina e responsabilidade é uma questão de aprendizagem e é muito melhor aprender isso da boca deles do que amargamente no decorrer da vida.
PAI! Muito Obrigado por tudo que fazes diariamente pela minha vida, lembra que eu também te amo, mas também tenho dificuldade de dizer isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário