sábado, 22 de agosto de 2009

A violência na sociedade brasileira (redação)

A crescente onda de violência, diariamente noticiada na mídia, reflete da histórica desigualdade social brasileira e revela-se como um grave problema social que tem como fatores alarmantes a má estruturação dos mecanismos de inclusão e desenvolvimento como o sistema educacional e prisional brasileiro o que evidencia a omissão do governo frente a essas precariedades. Além da ignorância social que negligencia as reais causas e permanece num estado de comodismo e "conssentimento" a toda irregulariedade.

A violência no entanto é uma forma de impor uma vontade, portanto na sociedade ela se apresenta no meio familiar como uma criança que vive num ambiente de violência e sem bons exemplos para seguir e no meio social em que vive como numa favela dominada pelo crime sem acesso a uma boa educação e direito a se incluir no mercado de trabalho.

Portanto o controle da violência depende da inclusão por meio da educação e justiça para todos independente de sua situação socioeconômica. O governo deve rever suas metas de desenvolvimento social como o sistema educacional e prisional visando a ressocialização dos presos, e não usar apenas a repressão para inibí-la.
É preciso que a sociedade se consciente do seu papel crucial de criar uma geração responsável e unida pelo bem comum e que não cria estereótipos preconceituosos e se isola na sua vida individual.

27 comentários:

  1. Esse texto foi bom para mim fazer um trabalho de escola.
    Otimooo

    ResponderExcluir
  2. q bom q este mero txto serviu pra alguém ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mero testo! e eu aqui desesperada pois não estou conseguindo escrever nem 5 linhas,estou travando por medo de errar,ja chorei muito e estou buscando uma saída para aprender a fazer uma otima redação se tiver como me ajudar,ficarei muito agradecida

      Excluir
    2. sim porque estou com problema de fazer está redaçâo neste momento!!

      Excluir
  3. Muito Bom, excelente criativida... Parabéns, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. Puts, achei muito show esta redacao sua, eu estava estudando mais um pouco para o ENEM agora e nossa, me ajudou bastante, valeu \o/

    ResponderExcluir
  5. Depois de décadas sem visualizar esta página que deixei de lado, fico muito feliz em saber que minhas palavras ajudam vocês, seja para trabalhos escolares, estudos.. Espero que tenham o senso crítico para esse e muitos textos, pois esse foi uma das primeiras redações que me vi "obrigado". E hoje percebo que ela contém pouca informação para ser considerada uma boa redação. Vlw como um empurrão para a leitura e aperfeiçoamento da escrita correta e que prende os olhos de quem lê. ;)

    ResponderExcluir
  6. Notem que na introdução inclui tantos temas e nem os desenvolvi claramente, e conclui o que deveria discorrer no desenvolvimento. Dentre as regras de redação, requer se um bom conhecimento e explanação de um ou dois assuntos, de preferência, da introdução à conclusão, (até pelo tempo e espaço disponível) portanto, muitos assuntos acabam fugindo de um nexo e ligação coerente do que se objetiva dissertar. Digo, redação é escrever e procurar um bom prof. quando temos pouca experiência como eu tinha na época.

    ResponderExcluir
  7. adorei me ajudou muito, também quando se trata de redação fico travada.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto foi bom para mim fazer o trabalho de escola.
    ótimo

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe informar qual foi a nota dessa redação?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. me abrila mente na duvida que estava

    ResponderExcluir
  12. me abrila mente na duvida que estava

    ResponderExcluir
  13. somente um paragrafo de desenvolvimento!já que utilizou os termo mídia e historia porque não desenvolveu um paragrafo para cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal eu cometi um erro no "porque" junto ,ele é separado pois quando ele tem sentido de "porque rasão" ele é separado fica a dica.

      Excluir
  14. Muito bom,parabéns continui postando essas idéias para nós ajudá é muito ultil

    ResponderExcluir
  15. Muito bom
    Estou Fazendo Um trabalho e Esse Texto me ajudou muito

    ResponderExcluir