sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Condições regulares de trabalho atraem jovens

 Tema da redação da UFGRS: Por que a profissão de professor se encontra desprestigiada entre os jovens?

   Em um mercado desvalorizado como é o educacional, a profissão de docente tem pouca procura pelos jovens. Essa percepção negativa aumenta quando se leva em consideração o ambiente quase insalubre de muitos centros de ensino.
   Entre 2005 e 2011, por exemplo, a densidade de vagas por aluno para os cursos de licenciatura da UFRGS diminuiu substancialmente. Isso demonstra que a área perde prestígio para outras com maior potencial de ascenção na carreira.
   Além disso, ela concentra maior empregação no sistema publico no qual a falta de incentivo a investimentos pessoais, como cursos adicionais, somado a salários estagnados, desestimula esse tipo de formaçao.
   Ocorre também que o ato de lecionar exige paciência no aprimoramento da relação entre aluno e professor, constituindo-se em uma tarefa árdua. Para isso, o apoio da direção e da família do estudante no estabelecimento da autoridade do professor em aula é determinante. Pois, do contrário, como acontece em muitas escolas e universidades, o desrespeito do aluno pode chegar a casos extremos como agressões, ou mesmo prejudicar sua saúde psicológica a longo prazo.
   Essa queda no número de futuros professores prejudica a atualização das formas de ensino e, a excelência da educação fica comprometida.
   Assim, o investimento em beneficios a professores e nos recursos disponíveis, com uma relação trabalhista mais eficiente, que proteja sua saúde, se mostra necessário para revalorizar essa profissão.