sábado, 27 de março de 2010

O apelo consumista

     O consumo exacerbado evidencia nossa rendição às tentações do prazer materialista e a adesão da falsa imagem do sucesso: roupas da moda, carrões na garagem, riqueza e poder.
     Bombardiados diariamente com propagandas e incentivos à politicagem capitalista, divulgados nos vários veículos de comunicação e disfarçadosnos filmes e outras obras artísticas, que difundem o estilo de vida individualista, cultuamos, hoje, mais o ter e o poder do que valores e princípios de justiça e solidariedade.
     A nova geração crescendo nesse meio, ensinada pela "babá eletrônica", o que seus pais omitiram, negligenciando sua presença educadora, não sabe mais distinguir o supérfluo da necessidade.
     O mercado busca clientes cada vez mais jovens, precocizando crianças e expondo-as às mazelas socias, alimentadas pelo materialismo como a erotização do corpo, a obesidade e o culto à estética das plásticas e cosméticos. Além da violência originada do descaso social com aqueles que vivem a margem desse paraíso do consumo.(Redação escolar)

Benjamin e o beija-flor_milagres da vida

Quem já viu o filme, O Curioso caso de Benjamin Button, percebeu a mensagem que ele quer passar: a vida pode ser catastrófica e maravilhosa, ao mesmo tempo, por pontos de vista diferentes. No filme ele nasce um bebê com estrutura de idoso e  a medida que cresce vai rejuvenescendo. Descobrindo os prazeres e os desprazeres da vida, passando pela infãncia, adolescência, até sua maturidade, seguindo o ciclo da vida invertidamente ao das pessoas normais, pois nascendo com um aspecto velho e ficando novo com o tempo ele nos faz refletir se a velhice propriamente dita é só mais uma ilusão que criamos de sofrimento e de começo do fim. Crescendo num asilo junto a vários idosos, seus mais próximos amigos, ele aprende que as pessoas se vão, de variadas formas, mas todos para um mesmo lugar. Apesar disso, ela pode ser maravilhosa. As pessoas vivem buscando por milagres que caiam do céu, facilidades, que não haja obstáculos e percalços. Mas esquecem de valorizar aqueles milagres fundamentais como a vida própriamente dita, um sorriso inesperado, ou mesmo a chance de lutar, continuar, se reerguer. No filme é bem retratado esse aspecto, num personagem tragicômico: um senhor que é um dos últimos a "permanecer" no asilo, então várias vezes ele conta ao Benjamin que foi acertado 7 vezes por um raio, de formas diferentes; passeando com o cachorro, sentado na varanda, andando de carro e outras e na sétima vez ele diz a ele que sobreviveu aos raios e até agora não esquece de agtradecer a Deus por mais um tempo de vida, por poder estar vivo.
São poucos os que notam os pequenos milagres: como o beija-flor, um minúsculo pássaro, capaz de voar em marcha-ré e de permanecer imóvel no ar. (O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo.) Cito-o pois no filme ele faz referência ao beija-flor a um pequeno milagre, podendo voar pra trás, como o Benjamin, no sentido do decorrer da vida. Também gosto do beija-flor, parece que ficamos admirados quando um aparece, não é lá muito comum, parece que ele aparece quando menos esperamos, distraídos buscamos maravilhas maiores. É interessante ver no filme, ele aparece em cenas como uma guerra no mar da época da primeira guerra mundial em que Benjamin participara e depois no final do filme pela amada de Benjamin no seu leito de morte, que é a narradora da história, contada em forma de retrospectiva, que estrategicamente, era um dia ameaçado pela força destruidora do furacão Katrina, dava para ver de sua janela do hospital o furacão vindo. E quem aparece derepente: o beija-flor, para trazer paz para sua alma poder partir. Curiosamente Benjamin morre nos braços dela como um bebê (anos antes de sua moléstia).

domingo, 14 de março de 2010

A vingança dos NERDS

Tenho de fazer uma declaração bombástica... já fui e sou por algumas pessoas taxado de nerd ou CDF!! É, essa expressão importada dos filmes americanos usada para apelidar quem se destaca por não vacilar nos testes, dar importância ao conhecimento. Mas pesquisando sobre o assunto descobri que há grande diferença entre CDF e NERD:

Segundo a wikipédia( a mãe das bibliotecas online)NERD é aquele indivíduo que exerce intensas atividades intelectuais e por desinteresse às demais atividades populares é tido como anti-social, tímido, desengonçado e que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Tem uma área favorita em especial como jogos, filmes, livros por exemplo.Quem nunca conheceu aqueles fanáticos por jogos de computador, séries televisivas como Star Wars, personagens como os de desenhos japoneses, tecnologias mais avançadas e ... Mas também criou-se a imagem característica de nerd a pessoa que usa óculos, em combinação com aparelho e roupa e cabelo engomado, desengonçado, fala incomum e interesse único pela ciência do conhecimento e tecnologia. Há muitos subgrupos: existem os Geeks, em alguns lugares tabém chamados de tecnonerds, são os nerds cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática; Gamers, os jogadores compulsivos de video games; Cards Gamers, os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon); RPGistas, os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais; Fanbase ou Fandom, um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como:  Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis; Star Warriors, do universo de Star Wars; Trekkers' ou Trekkies, do universo de Star Trek; dentre outras variações menores.

E CDF é apenas a pessoa que tem estudos elevados aos demais, que gosta de manter sua reputação frente aos professores e alunos com notas altas, mas mantém uma vida social ativa, pode ser até bastante popular, ser comunicativo e rebelde as vezes. Tem um comportamento e se vestem normalmente fora do que os filmes hollywoodianos estipulam como em vários filmes dentre um deles essa questão é tratada de forma satírica em A vingança dos nerds. Não é surpresa que filmes assim fazem caricaturam a todos como sempre as loiras patricinhas e burras; os nerds feios, ocludos, magricelos ou gordinhos, os populares jogadores de futebol americano com seus casacos do clube sempre rodeados das gatas só fazendo festas e implicando com quem? Ora com os indefesos, (tratados assim), NERDS. Mãs no final tem sua sonhada e utópica vingança sobre os valentões que tantam os atormentaram no colegial e conquistam suas garotas.
 
Na realidade existem pessoas consideradas NERDS que generalizando conquistaram o mundo como Bill Gates, Steve Jobs, Albert Einstein, Benjamim Franklin, dentre outros milhonários, cientistas malucos(brinkdera) e intelectuais das mais variadas áreas, alguns mesmo reolucionaram nossa forma de pensar e viver. Existe até o dia do orgulho nerd que é celebrado em 25 de maio desde 2006, comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.
 
Foi criado um manifesto para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que incluía a seguinte lista de direitos e deveres dos nerds:


Direitos:

1.O direito de ser ainda mais nerd.

2.O direito de não sair de casa.

3.O direito a não ter par e ser virgem.

4.O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.

5.O direito de se associar a outros nerds.

6.O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.

7.O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.

8.O direito de não ter que estar "no estilo".

9.O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.

10.O direito de expressar sua nerdice.

11.O direito de dominar o mundo.

Deveres

1.Ser nerd, não importa o quê.

2.Tentar ser mais nerd do que qualquer um.

3.Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.

4.Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.

5.Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".

6.Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.

7.Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.

8.Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.

9.Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.

10.Tentar dominar o mundo!
 
Na música posso citar a música e clip: Escolha já seu nerd - Os seminovos: http://www.youtube.com/watch?v=QqZ3PNU7V2g
 
Já eu acho um absurdo todas essas atribuições a uma pessoa, não sou anti-social, não sou fanático por nenhuma série de tv ou game, tecnologia, não sou tão desengonçado a ponto de querer me excluir no meu mundinho em casa lendo ou criando personagens para uma convenção de nerds. Apenas me identifiquei com esse tipo de tribo social já que quando criança ficava meio tímido, usava óculos, tirava boas notas, tinha poucos amigos e odiava esse termo pejorativo mas agora depois de mudar um pouco, abandonar o óculos(uso lentes sabiam!), correr pra uma academia, sair mais com os amigos e ir mais a festas me tornei mais comunicativo e humorado, mas não abandonei o velho hábito de sair bem nas notas e ler um bom livro, só pra criar uma imagem mais aceita pela maioria.

sábado, 13 de março de 2010

Carnaval

(O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.)
Esta citação copiada e colada da wikipédia descreve o carnaval como o período de "adeus à carne", mas como assim? Carnaval brasileiro é um açougue a parte, uma exibição exuberante de coxas, peitos, maminhas, lombos, será pela economia de fantasia já que como exemplo no Rio de Janeiro uma escola de samba chega a ter entre 5000 integrantes, é muita fantasia, adereço, instrumento, carro-alegórico...inventaram um tal de tapa-sexo(é tipo um baidaid transparente lá no escapamento feminino) só pra driblar os jurados... ao contrário do carnaval de veneza aqui se mostra a cara não se esconde geralmente, uma atriz boazuda, uma cantora boazuda, ou mesmo uma só boazuda mesmo aceita vestir a fantasia(ou nada mesmo), sair na sapucaí e o público vai a loucura! É a venda explícita do corpo brasileiro em desfile voltado à propaganda comercial de si mesmo, ora o que era o camarote da cerveja Devassa que contratou Paris Hilton para sua garota propaganda e não foi nada difícil para a socialite fazer seu papel de 'agitar' para lançar o produto já que é conhecida pelo seu jeitinho 'serelepe' de ser.
A festa ainda é um festejo popular com suas características regionais como aqui no sul em cidades pequenas de blocos burlescos sem essa estrutura das capitais, as pessoas saem as ruas para pular e inventam sua fantasia como muitos homens que incorporam as 'divas' como na foto ao lado. É festa dos pobres e ricos, ao mesmo tempo, pois essas escolas de samba são na maioria compostas de integrantes de comunidades pobres, de favelas. Então chega o carnaval é uma riqueza de materiais e estruturas faraônicas. E quem banca? A prefeitura para incentivar o turismo? Quem faz o circo dos pobres, quem movimenta a favela são os chefões do tráfico, donos de escolas de samba, dos bailes funk que aliciam menores e difundem seus 'produtos'

BBB, o reality show

Não é por menos que se chama reality show(show da realidade em tradução livre) é para o público não acompanhar como uma novela programática e autorária das 8(que dá as 9), mas com a máxima possível veracidade surpreendente que a última citada não pode oferecer mas que tentou com o blog Sonhos de luciana mas não alcança a audiência BBB. Além de popularizar os participantes personagens causando essa identificação com eles que vai além de região cidade, vale as opiniões ,nem tanto, mais comportamentos e posições. É a comercialização da fofoca, (entre artistas pouco convence, é coisa de redetv, não de globo) mas uma fofoca menos pecaminosa pois eles estão ali para isso mesmo não é verdade? Estão fazendo seu show(seu "Topa tudo por dinheiro" global) uns convencem, outros não, na verdade oque um participante não pode representar no início de jogo é ser justamente um jogador explícito fanático tem de demosntrar para o público que tem suas 'virtudes' e é peculiar, autêntico como errou Tessália começar um trio unido e quebrá-lo criando um casal que só falava em jogo, o público interpretou como estratégia e não romance de 'novela', mas quem sabe ela só queria era ter um pequeno destaque para quando saísse tivesse suas chances, como afirmou; - Eu gosto de ser vilã, no lançamento da sua playboy( que ressaltando paga mais de um milhão pelas poses), além de seu twitter estar mais lotado do que nunca de seguidores. É, o BBB lança artistas como Grazi Massafera, e outras que não ganharam 1 milhão mas PASSARAM disso em aparições televisivas, propagandas, playboy ...além de ter o gostinho de permanecer na mídia por mais um tempinho que os demais. Outra observação é de que grande parte do público é feminino, pois poucas mulheres ganharam, eram pobres, me refiro as boazudas, como no Faustão declarou Cláudia: - Mulher bonita não ganha BBB. Mas as que não aparecem ou não posam nuas também não(ganham dinheiro) como Elenita que também no Faustão transmitiu sua personalidade segura em declarar que não posaria e respondeu bem as demais perguntas.Ganha quem souber melhor demonstrar ao público que sabe ser um jogador quando necessário, sabe se posicionar quando necessário, sabe faze chorinho, fiasco, ser compreensível e autêntico quamdo necessario.

Quem não assiste BBB?

Só ouço críticas a respeito do BBB, todo ano é sempre o mesmo discurso na mídia, da mãe, da vizinha, do radialista local: - Esse BBB é uma baixaria, não tem cabimento ficar grudado na tv assistindo um monte de gente trancafiada brigando pra ver quem aparece mais, quem faz mais drama, que joga mais. Mas a maioria deles sempre sabe o que rolou; o barraco, o paredão, o jeito desse, daquele. Acaba virando o assunto da vez,estão todos bem informados ou estão loucos de curiosidade pra saber da festa de quarta, da prova do líder, de como é falso ou jogador. Não há quem não dê uma 'espiada', pra ter o seu comentário, a sua posição e opinião de comportamento pra quem fica lá dentro. Não ter seu preferido é comum, mas sempre tem o que não vamos com a cara, o jeito.
Há quem diga que é a produção que manipula os jogadores, em parte sim como se viu no BBB9 em que foram divididos em 2 grupos sem se ver para criar afinidade 'partidária' e dar mais rivalidade ao jogo. E nesse BBB10: mal adentraram na casa foram estereotipados explicitamente, para definir os papéis, formar caricaturas pois é assim que o povo gosta, de vilões e mocinhos, já se foi aquela do pobre de vida difícil que porisso merece ganhar o jogo, mas persiste o jogo de quem sofreu mais preconceitos e dificuldades, ou mesmo do excluído, perseguido pelos demais participantes. Por que será que Dorado se mantém nas pesquisas como o preferido pelo público? Ora ele começou como o deixado de lado o perseguido pelos outros por já ter tido a sua chance, pela incompreenssão da sua masculinidade das cavernas, de personalidade forte e pensamento impulsivo do tipo "não levo desaforo pra casa" e 'veracidade' ríspida fiel a sua crença. O povo gosta de quem toma partido, define aliados e ainda mais com um melodrama inicial. Não basta ser colorido para permanecer na casa, não pode ficar em cima do muro, as vezes leva e traz como Dicesar, mas falando nele como ele ainda permanece? Ah, então há um diferencial, um jogador ríspido e arrogante não é o bastante, aham. É como o carequinha(q m esqci o nome) declarado jogador mas com o tempo excluído do grupo esqueceu-se de parecer sábio, deixar seu conselho para os demais, como faz Dicesar e Dorado perceberam? É um jogo de comunicação, o líder da casa(ñ o das provas) tem de consolar os aflitos e voltar atrás quando mal exposto como várias vezes fez Dorado e Dicesar, os decididos mas compreensíveis com as 'diferenças'. Falando nisso é o que o jogo trata não é mesmo das diferenças postas lado a lado, eles compreenderam a jogatina não basta aparecer, ser você mesmo, falar oque der na telha como foi Elenita em sua estadia na casa; Expôs seu gênio difícil mas poucas vezes voltava atrás se achava auto-suficiente não aceitava bem a opinião alheia até tentou cultivar uma faceta para o público por ser gorda, não convenceu muito. Ao contrário da atriz principal do programa Lia que já se posicionou, já foi conselheira, arrogante, chorou, pediu desculpas, brigou, contou seu males e passado sofrido ganhou o Oscar de melhor diretora, atriz e produção, uma baita jogadora, ao contrário do que afirmava e atacava Tessália no começo do jogo.