sábado, 28 de novembro de 2009

O sentimento de liberdade (Redação de História)

Um dos grandes anseios da humanidade sempre foi a preservação de sua liberdade. O homem desenvolveu-se vivendo em comunidade e a formação de uma sociedade complexa, necessária à estruturação de uma nação como ocorre no mundo atual, gerou um sentimento pessoal e compartilhado de defesa por seus interesses e direitos.
As dominações e imposições entre povos, o desrespeito entre culturas geraram guerras pela proteção de seus territórios e ideais. As divergências entre classes no estabelecimento do poder político como as ditaduras e a dominância de elites, geradas pela diferença social criaram movimentos libertários que buscavam sua participação na sociedade incluindo a manutenção de seus direitos.
Hoje nossa sociedade vive um momento de maior liberalismo e a ascensão de nosso sistema capitalista e de uma república "democrática" alavancam vários tipos de expressão liberal como a liberdade de imprensa e o direito ao voto. Portanto a liberdade é um direito inviolável e só existe num meio social justo e unido pelo bem comum.

sábado, 21 de novembro de 2009

Dom Pedrito


Local onde nasci e vivo, Dom Pedrito, cidadezinha pacata, onde judas perdeu as botas, mas pra mim a melhor cidade para se viver. Gosto do jeito peculiar dessa cidade, calma e pacífica (a certo ponto) onde todo mundo se conhece, convive mesmo, se encontram pela rua, nas festividades da cidade... Essa cidade da região da campanha, de família que se reúne na fazenda preservando essa cultura de aprecição da natureza campestre, tipicamente gaúcha. Cidade onde já teve cinema, empregos para todos. Hoje se vê encolhendo, seu habitantes migrando principalmente para cidades industrializadas como Caxias do Sul, que atualmente abriga mais de 10000 pedritenses!, Seus jovens se vão em busca de boas faculdades e mercado de trabalho mais vantajoso. Hoje concentra por volta de 38000 munícipes mas há tempos eram 40000. Indicada como a 4ª com maior PIB do Rio Grande do Sul numa produção baseada na cultura de arroz, na pecuária de gado e cavalo crioulo e com comércio voltado para o mercado interno tendo que concorrer com muitas cidades atraentes aos pedritenses como Rivera e Bagé. Além do pequeno incentivo público e empresarial para formação de cursos técnicos, mas que agora vem engatinhando com a vinda da UNIPAMPA com cursos voltados para o agronegócio e produçao rural, como estávamos quase implorando pois pouco se conhecia de técnico em agronegócio, zootecnia, nas estâncias além do capataz ou ajudante no máximo veterinário geralmente. Porta o título de Capital da paz, mas indicadores revela seu grau de violência como a 9º mais violenta do RS e que 39% de sua população está a baixo da linha da pobreza, imaginemos como devem estar boa parte dessas pessoas depois da enchente da semana passada, a maior em 50 anos, flagelados se abrigando em ginásios municipais! Uma cidade eu diria típicamente brasileira com periferias muitas marginalizadas pelo crime resultante da pobreza, onde há sempre aqueles que acumulam boa parte da riqueza da cidade como nossos arrozeiros latifundiários alimentando essa desigualdade social. Por enquanto Dom Pedrito vive essa realidade em um grau mais brando, de cidade média, ainda preserva seus costumes, mas do jeito que vai quase "parando", estagnando, pode chegar a média nacional das cidades grandes onde nenhum município gostaria de ostentar o título vergonhoso de pobreza e desigualdade!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Viajem POA - II

A respeito das obras apresentadas na 7ª Bienal do Mercosul, achei, sinceramente, de um mal gosto incontestável! Os locais de mostra no Santarder cultural, Margs e no Cais do porto abrigavam desde obras estilo 'rabisco' infantil a 'despachos de encruzilhada'. Claro que generalizando pois haviam algumas exceções como uma muito interessante e interativa de uma árvore com vários fones que transmitiam diferentes músicas em cada galho. Parece que a bienal vai levar um bom tempo para ser considerada referência em arte ao meu ver. Mas quem levaria minha opinião em conta que não sou estudado em interpretação da arte, em que vale é a emoção e idéia oculta do artista por detrás de sua obra. Como mero visitante intendo que arte tem de transmitir ao admirador sua idéia mas com com certa sutileza e não uma coisa gritante. Deve se haver beleza e criatividade que encante. Até em obras com certo caráter macabro ou melancólico vê-se beleza nos detalhes e desenhos que dão algo a entender e compreender. Portanto fazem sentido, transmitem realmente seu ideal através de arte, chamativo aos olhos, instiga o pensamento de quem o vê!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Viagem a Porto Alegre

De sexta pra sábado estarei viajando para Porto alegre por uma excursão colegial. Valerá como uma despedida de final de ano, acabando este ano vamos para o 3ºAno do Ensino Médio, sendo que alguns continuarão nesta série, mas fazendo uma 'fezinha' pra todos passarem, ! Não custa nada. Mas voltando a viajem, motivada pelas exposições do museu da PUCRS, que é famosa pelo seu rico material de exposição como a dos Duzentos anos de Darwin e suas teorias evolutivas. Além das diversas atrações de laboratórios, de ciência, etc... Perdemos de ver a mostra do corpo humano, que anda rodando por muitos países fazendo sucesso, pois sua composição é feita de corpos reais! Aproveitando também a Bienal, como tema O Ano da França no Brasil(creio), onde muita polêmica entre críticos e artistas acontece devido a obras nunca vistas tidas para uns como arte e lixo para outros, um novo estilo portanto, como as pessoas não estão acostumadas com tais modernidades, criam-se impressões afobadas. Há muito para se ver, além das expressões de arte estão em exposição as literárias na feira do livro, muito valorizadas pelos portoalegrenses graças ao seu gosto pela leitura como percebe na variedade de livrarias na cidade. Pretedendemos fazer um giro turístico pela cidade mas pelo previsto mau tempo parece que ficará para outra vez, mas só de passar pela cidade já se faz um bom passeio turístico, como o Mercado público, os estádios, a casa do Mario Quintana, museus, o Piratini, ah e claro os shoppings principalmente onde não deixaremos de ir!

domingo, 8 de novembro de 2009

O fim do mundo

Muito fala-se sobre o fim do mundo que está sempre próximo mas nunca acontece. Era previsto para 2000, agora 2012. É claro que muitas previsões são superstição, crença no juízo final, em profetas como Nostradamus, ... Mas algumas são realmente sérias e de extrema relevância como muitos intelectuais e cientistas anunciam: O aquecimento da Terra, causaria um grave desequilíbrio ambiental, aumento do nível do mar, secas e inundações ao mesmo tempo em diferentes partes do mundo. Catástrofes dessa natureza já aconteceram na 'história do mundo', sempre motivados por variações do ambiente, ou mesmo extraterrestres como a suposta extinção dos dinassauros por uma colisão de asteróide. Mas a explicação mais eloquente para as atuais mudanças climáticas é o nosso grau de desenvolvimento técnico baseado na extrapolada exploração e consumo das fontes naturais, que propiciou a hegemonia da espécie humana sobre a Terra, desarmonizando o perfeito equilíbrio entre as espécies e sua gradativa adaptação evolutiva ao ambiente. O homem passou a denominar-se superior, evoluído tecnologicamente, mas a verdade nua e crua da sua fragilidade como um mero animal frente a natureza, que sempre de algum modo busca equilibrar as forças, se percebe no surgimento de muitas doenças como a AIDS, o mutante influenza, o ebola que de tempos reaparece, dizem especialistas que são formas de controle populacional, ainda mais acentuados pela fácil disseminação em grandes concentrações de povoamento e devido a ondas de poluição graves. Somemos isso as realistas previsões catastróficas como os desequilíbrios ecológicos e o provável esgotamento das disponíveis fontes de energia como o petróleo e água, agravando a situação de fome no mundo e causando possíveis guerras. Frente a isso o que fazer? Qual seria a melhor medida a ser adotada? Muitos grupos radicais surgiram como o Movimento pela Extinção Humana Voluntária fundada pelo ecologista Les U Knight, onde defende que as pessoas deixem de procriar até a gradativa extinção humana na Terra, assim a natureza voltaria a equilibrar-se como antes e se veria livre da praga que tornou-se a nossa espécie, segundo ele. Mas na minha concepção medidas radicais nem em último caso, a solução seria na verdade uma integração governo e sociedade de controle populacional e medidas de conciliação entre defesa ambiental e um verdadeiro progresso social. E medidas como a desintegração da agricultura como mero produto de mercado. Devido haver um controle sobre o cultivo, destino das terras de produção. Mas aí já vira uma utopia sonhadora como das letras de John lennon, mas que um dia pode vir a ser realidade quem sabe. Resta a sociedade encarnar seu papel de bom inquilino deste mundo aí quem sabe quanto tempo continuaremos por aqui!

sábado, 7 de novembro de 2009

Trilha sonora

Uma música não pode representar uma vida, mas várias podem lembrar momentos importantes ou mesmo prazerosos: Taí uma lista das bests musics que já escutei:

  • Bem ou mal - Nx zero
  • Oba oba - Papas da língua
  • Paraíso proibido - Strike
  • Não olhe pra trás - Capital inicial
  • O que não se pode explicar aos normais - Catedral
  • Epitáfio - Titãs
  • Ana julia - Los hermanos
  • Insegurança - Pixote
  • Walking on a dream - Empire of the sun
  • Where is the love - The black eyed peas
  • Don't worry baby - Beach boys
  • My girl - The Temptations
  • Don't stop believing - Journey
  • Sweet Child O'Mine - Gun's and roses
  • When i'm gone - Simple plan
  • Who can't it be now - Men at work
  • This love - Maroom five
  • Zombie - The Cramberries
  • You get what you give - New radicals
  • You sexy thing - Hot chocolate
  • You only live once - The strokes
  • The way you make me feel - Michael Jackson
  • I love your way - Will to power
  • Lloraras por mi - reggeton
  • I need some sleep - Eels
  • Every - Sting & The Police
  • Listen to your hearth - Roxxete
  • Hate that I love you - Rihana feat. Dvid bissal

Sonhos

Por que será que temos sonhos? O que são sonhos? Justamente aquilo que desejamos para a nossa vida mas que parece impossível, acima de nós, que transcende a nossa capacidade de alcançar e ao mesmo viver este sonho; As vezes sonhos são tão impossíveis que temos medo até de pensar como seria se fosse mesmo verdade, como agir nesse sonho de fantasias, em nosso mundo inconsciente onde tudo é perfeito e dá certo; Onde não há frustações e escolhas erradas. Por isso eles são sempre associados ao nosso inconsciente, no nosso mundo particular, onde tudo acontece segundo as nossas perspectivas e ambições. Onde as pessoas são como desejamos, a vida corre segundo um plano pré estabelecido e estável sem percalços desavisados. A maior dificuldade para sua concretização é a nossa concepção dos outros, da vida, de como as coisas são e acontecem. De como devemos agir para nos adequarmos nesse meio contradizendo com nossos sonhos. Mas na verdade o pior a fazer é agir se comparando ou agindo como os outros, deixar de ser autêntico inibe nossa realização pessoal. Desse modo criamos uma máscara para nós mesmos. Somos o monstro de nossa criação descabida e equivocada de tudo. Sonhar portanto é viver, ter a certeza de que não somos "só mais um na multidão", um soldadinho, "uma maria vai com as outras", de que somos capazes e importantes, de que somos uma peça essencial no quebra-cabeça, que temos um lugar feito para nós!