sábado, 22 de agosto de 2009

A violência na sociedade brasileira (redação)

A crescente onda de violência, diariamente noticiada na mídia, reflete da histórica desigualdade social brasileira e revela-se como um grave problema social que tem como fatores alarmantes a má estruturação dos mecanismos de inclusão e desenvolvimento como o sistema educacional e prisional brasileiro o que evidencia a omissão do governo frente a essas precariedades. Além da ignorância social que negligencia as reais causas e permanece num estado de comodismo e "conssentimento" a toda irregulariedade.

A violência no entanto é uma forma de impor uma vontade, portanto na sociedade ela se apresenta no meio familiar como uma criança que vive num ambiente de violência e sem bons exemplos para seguir e no meio social em que vive como numa favela dominada pelo crime sem acesso a uma boa educação e direito a se incluir no mercado de trabalho.

Portanto o controle da violência depende da inclusão por meio da educação e justiça para todos independente de sua situação socioeconômica. O governo deve rever suas metas de desenvolvimento social como o sistema educacional e prisional visando a ressocialização dos presos, e não usar apenas a repressão para inibí-la.
É preciso que a sociedade se consciente do seu papel crucial de criar uma geração responsável e unida pelo bem comum e que não cria estereótipos preconceituosos e se isola na sua vida individual.